top of page

A comunicação assertiva é a melhor maneira de potencializar uma mensagem


Passar uma informação que seja plenamente compreendida, com clareza e respeito, pelo receptor. Esse é o objetivo da comunicação assertiva, que tem a ver com a maneira como desenvolvemos nossa comunicação quando queremos transmitir uma mensagem a alguém.

A comunicação assertiva é sempre pautada por garantir que uma informação seja feita da melhor maneira possível e para todos os alvos. Ela possui extrema importância para conseguir atingir o máximo de resultados de uma conversa dentro do intuito ou do planejamento de uma empresa ou projeto.

Mas se engana quem pensa que isso se limita ao mundo corporativo. A comunicação assertiva possui um papel de destaque mesmo em conversas do dia a dia ou em apresentações em grupo, como a participação em uma atividade ou palestra. Afinal, queremos fazer de tudo para sempre garantir que nossa mensagem seja recebida sem “ruídos”, não é mesmo?

E é por meio desse processo que garantimos tal feito!

Gosto de reforçar que a comunicação assertiva funciona para criar um canal entre as partes totalmente aberto ao diálogo. Além disso, também faz com que todos estejam “na mesma página”, compartilhando um entendimento conjunto que é fundamental na busca por eficiência e produtividade.


Mas como implementar essa estratégia? Primeiro, sendo muito direto e respeitoso nas informações, tomando cuidado para não deixar passar nada. Também é importante atentar para não falarmos “com meias palavras”. A informação tem que ser transmitida de maneira objetiva, sempre.


Por fim, lembre-se: é comunicando que trilhamos um caminho mais promissor. E quando essa comunicação é assertiva, os resultados são potencializados!


Rodrigo Bernardino, CEO do Grupo Mostra de Ideias

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page