top of page

A importância de uma boa assessoria de imagem corporativa



A nossa postura nas redes sociais, como empresa e como profissional, influencia na construção de como somos vistos. Cultura e valores institucionais são passados durante a comunicação visual e verbal, seja por meio de uma publicação ou ao realizar campanhas internas.


Como a sua empresa está se mostrando diante disso? Tem considerado importante um diálogo aberto envolvendo os colaboradores e com iniciativas de transparência? Você aprecia o consumidor do seu produto, insere e mostra-se aberto a ouvi-lo nas mudanças empresariais?


Tudo isso é essencial para elevar a assertividade na comunicação de valores e torná-la mais eficiente. Por isso, reunimos algumas dicas e indicações para se atentar na assessoria de imagem da sua companhia, considerando que aqui no GMI o principal objetivo é transmitir a verdade do cliente em cada palavra comunicada.


Cultura e posicionamento


Postura, decisões e atitudes têm o papel de comunicar o alinhamento organizacional por meio da expressão não verbal. O cuidado com a imagem corporativa da sua instituição é essencial para que a composição visual transmita a alma da companhia. Não sua aparência, mas o respeito e a empatia com o qual trabalha.


É importante que a imagem que a empresa passa seja coerente com seus valores e cultura. Por exemplo, algumas companhias veem a liberdade criativa como um valor relevante no desenvolvimento do trabalho e dos profissionais, nesse caso faz sentido utilizar essa espontaneidade nas redes sociais.


Mas, mais do que isso, é fundamental que haja atitudes que corroboram esse pensamento, como um local de trabalho mais despojado, em que o design do ambiente deixe de seguir o padrão de escritórios e estimule o inusitado.


Empresa além do produto


Hoje em dia, atitudes de sustentabilidade, igualdade, tolerância, transparência e inclusão são necessárias para promover um mercado de trabalho humanizado. Por isso, o envolvimento em ações sociais que vão de acordo com os valores da empresa pode trazer inúmeros benefícios.


Ainda que estejamos falando sobre a imagem da empresa, esses fatores consideram a reputação da marca e o que a companhia prega. Por isso, não deixe de considerar seus atos e pensar no impacto social do seu negócio, pois as consequências para a sociedade devem ser tratadas com seriedade.


Outro ponto marcante para o lado humano do mundo empresarial é valorizar os colaboradores. A organização que capacita, estimula, motiva e investe nos profissionais cresce junto com eles e tem retorno imediato dessa dedicação em ânimo no mercado de trabalho.


Comunicação e presença


Quantas vezes você pesquisou um nome no Google buscando alguma informação da localização ou serviço que essa companhia oferece?


Como comunicólogos do século XXI, há uma exigência intrínseca de estarmos presentes nas redes sociais e o mesmo vale para as empresas. A presença virtual das marcas facilita a atração de novos compradores, por exemplo.


Então, imagine se você não achar essa empresa na internet, você vai pensar que ela é fictícia, mesmo se não for, desistirá de procurar pela falta de referências e informações.

Estar presente no ambiente digital proporciona mais acessibilidade, experiências dos clientes com serviços e gerenciamento da reputação empresarial.


Para uma comunicação produtiva no ambiente virtual é necessário a produção de conteúdo para um determinado nicho e mostrar a autoridade no assunto abordado, para atrair novos clientes e mostrar o domínio na área.


A marca na imprensa


Aparecer na mídia é uma forma eficiente de consolidar sua marca no mercado e tornar-se referência no nicho que atua. Em adição a isso, esse espaço é muito benéfico para aumentar sua visibilidade e colocar sua empresa em pauta.


Indicamos que aproveite essas oportunidades e conte com uma assessoria de imprensa para que oportunidades sejam dispostas e nos locais certos para atingir o seu público.


A visibilidade na imprensa dá mais credibilidade ao seu negócio e comunica os valores e a forma que sua empresa atua.


Todos esses pontos fazem a diferença na comunicação, mas o fator primordial é a prática de valores e ideais antes mesmo de serem divulgados para que a assessoria de imagem retrate a realidade e impulsione as boas práticas.


Camila Alves, Assistente de Imprensa do Grupo Mostra de Ideias

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page