top of page

A importância do equilíbrio entre vida pessoal e trabalho

Como encontrar um equilíbrio saudável entre as duas esferas da vida


Falar sobre equilíbrio profissional e pessoal parece, às vezes, muito simples quando se pensa apenas na separação das duas funções na vida. Na realidade, esse pode ser um processo muito mais complexo, já que as famosas seis, oito, dez, ou até um pouco mais, horas de trabalho fazem mais parte do nosso cotidiano do que as horas de lazer voltadas para a vida pessoal.


E nesse caso, como é possível encontrar esse equilíbrio? Quando estamos muito envolvidos com nossas atividades profissionais, é fácil negligenciar outras áreas da vida, como relacionamentos, hobbies, saúde e afins, e se não damos a devida atenção ao nosso trabalho, vivemos na pressão de que estamos perdendo as oportunidades de crescimento e dos objetivos profissionais tão desejados.


E onde entra a vida pessoal? É importante sabermos que um não pode sobrepor o outro, e esse equilíbrio pode ser encontrado a partir do momento em que a vontade de mudar alguns hábitos e atitudes se tornam necessários, e realmente são. A primeira coisa é definir limites claros entre trabalho e vida pessoal. Isso significa definir horários para trabalhar e horários para descansar e desfrutar de atividades pessoais. Além disso, é importante aprender a dizer o famoso não em certos momentos, claro que de maneira sensata, para começar a realmente balancear essas duas esferas da vida.


Além disso, quando encontramos o meio termo para se ter uma vida equilibrada, melhoramos a produtividade, desempenho, os relacionamentos pessoais, profissionais e, principalmente, a saúde física e mental, que são extremamente afetadas por pensarmos mais nas obrigações profissionais e deixarmos de vivenciar os momentos mais leves com amigos e familiares.


Portanto, imagine que a vida é uma gangorra, se posicione no meio e veja que, muitas vezes, não será tão fácil encontrar o equilíbrio perfeito, as vezes a plataforma vai pender mais para um lado que o outro, e esse é o desafio constante de que as necessidades podem mudar ao longo do tempo, porém, é importante se manter flexível e ajustar seus hábitos e rotinas de acordo com suas necessidades, e assim, os dois lados poderão estar no mesmo nível e de forma harmoniosa.


Roberta Godoi, Assessora de Comunicação do Grupo Mostra de Ideias

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


bottom of page