Canal de sugestões e a sua importância ao GMI


O canal de sugestões é uma ferramenta que auxilia nós, colaboradores, de possíveis acontecimentos no dia a dia de trabalho. Para o funcionário é uma forma de valorização de seu trabalho, sendo um canal de comunicação aberto com possíveis ações práticas de melhoria.


As sugestões são sempre anônimas e encaminhadas à área competente, para que se possa investigar. Caso seja comprovado, são aplicadas as medidas previstas internamente para resolver a questão. É possível comunicar várias situações, sejam elas positivas, negativas, neutras, cabendo aos colaboradores, parceiros e administrativo zelar pela veracidade e a forma como as informações são passadas.


Com o canal de sugestões, o colaborador se sentirá muito mais à vontade para relatar qualquer adversidade, além de ser uma alternativa para ajudar a manter a integridade da empresa, evitando que incidentes aconteçam. Esse portal também pode ser utilizado para evidenciar temas recorrentes que interferem os colegas, mas que não são classificados de alta gravidade, como uma denúncia por exemplo.


Essa assistência é essencial na empresa, para quando acontecer um episódio envolvendo os nossos colegas de trabalho. Por isso, é uma forma de permitir que o grupo se expresse, com segurança, sobre temas que sejam significativos, a fim de oferecer caminhos que poderão ser percorridos pelos responsáveis para encontrar quem está utilizando esse recurso.


Em geral, esse meio de comunicação permite diminuir o impacto, implementar rapidamente estratégias de risco e ainda monitorar as próprias auditorias internas. A existência de um portal de sugestões é uma forma de garantir a fiscalização constante das atividades, através de todos aqueles que têm contato com o GMI, seja direta ou indiretamente.


O canal, é mais uma ferramenta de inclusão, comunicação, relatório de pessoas, assuntos e fatos sensíveis. De modo a humanizar o ambiente de trabalho, e mostrando mais uma vez, que no nosso mundo de ideias, sempre cabe mais uma. Dessa maneira, é importante destacar que esse mecanismo é recomendado apenas para sugestões com embasamento, sendo necessário que o indivíduo também tenha consciência na hora de relatar um acontecimento, não agindo por impulso no momento. Lembre-se: você é responsável por toda a integridade das informações transmitidas.


Diego de Marchi, Assistente de Imprensa.

120 visualizações0 comentário