CEO fala sobre o papel do líder diante do crescimento da empresa

Comunicação é um dos principais fatores para o sucesso na gestão



Foto: divulgação


Durante a pandemia, a importância de melhorar a adaptabilidade e de desenvolver a confiança e uma liderança por meio de comunicação assertiva tornou-se mais aparente. Isso se torna ainda mais importante quando trabalhar em home office não é mais opcional, como aconteceu nos últimos meses. De acordo com levantamento realizado pelo portal VAGAS.com, o número de vagas oferecidas em regime de trabalho flexível em 2020 aumentou 309%. Esses números mostram como é importante para as empresas uma comunicação que repasse suas ideias com clareza, sem conflitos ou problemas de relacionamento.


O papel do líder é a “ponte” entre a alta administração e a equipe de operações. A principal função é orientar os colaboradores para que alcancem as metas e os resultados buscados pela empresa. A participação no dia a dia e o uso de tecnologias como business intelligence na gestão, para monitorar brevemente tudo o que está acontecendo na empresa, também é uma função que um líder deve possuir para entender sempre o que está sendo realizado dentro do seu negócio.


O sócio administrador da Rufatto Transportes e Logística, André Rufatto, que lidera a empresa de origem familiar, acredita que a comunicação seja uma das principais características para a liderança da transportadora onde ele atua. “Vejo como especificidade primordial para o líder a comunicação e bastante experiência na área, de preferência que se tenha uma certa vivência em cada setor, para que saiba conduzir com excelência a liderança da sua organização, principalmente no segmento do transporte rodoviário de cargas”, completa Rufatto.


Porém, as pessoas que se encontram à frente de uma organização também enfrentam muitos desafios. Nas transportadoras em específico, a atualização dos sistemas e dos caminhões, contendo as tecnologias mais avançadas do mercado, faz com que alguns motoristas tenham dificuldades em acompanhar o processo. Para isso, é necessário que a empresa implante ações preparatórias, como uma capacitação voltada para os motoristas transportadores rodoviários de cargas.


“Também existe uma dificuldade em separar o lado pessoal do profissional nas empresas de origem familiar. Apesar disso, demos um salto muito grande no quesito de profissionalização dentro da Rufatto, fazendo com que melhorassem em vários aspectos a questão de conversa. Porém, o grande diferencial é quando os processos são bem descritos e discutidos para chegarmos em um consenso entre todos”, diz Rufatto.


Para uma boa liderança também é preciso ter uma boa saúde, tanto mental quanto física, para conseguir manter tudo funcionando perfeitamente em seu negócio. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo. Com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a obesidade atinge um quarto dos adultos brasileiros. Isso mostra que a taxa de estilo de vida sedentário está aumentando. Para ter uma vida de qualidade, devemos encontrar um equilíbrio entre corpo e mente. O exercício físico regular é essencial para a saúde física e mental porque ajuda a prevenir doenças e proporciona uma sensação de felicidade e de relaxamento.


“Venho adotando uma rotina de atividade física constante com treinos de força na academia e jiu jitsu, além de atividades ao ar livre como beach tennis, corrida de rua e bicicleta. Isso tem feito bastante a diferença para me manter sempre ativo, disposto e mentalmente tranquilo, principalmente quando vou ouvindo um podcast enquanto pratico as atividades”, finaliza Rufatto.


0 visualização0 comentário