top of page

Como criar hábitos positivos para ter uma rotina mais produtiva



Sabemos que a rotina pode ser algo desgastante e estressante dependendo da forma como você lida com ela. Quando o despertador toca, você é a pessoa que entra em pânico ou a que se sente preparada para encarar mais um dia de trabalho/estudo?


Independente da resposta, aqui vai uma informação importante: a forma com a qual você começa o dia interfere muito no seu bem-estar e na sua produtividade ao longo de todo o período.


Importante lembrarmos que as pessoas são diferentes e reagem de maneiras distintas à rotina. Portanto, não existe uma maneira universal e correta para criar hábitos assertivos para sua rotina, mas acreditamos que que trazer uma visão de possibilidades é sempre bem-vindo e por isso, trouxemos uma lista com algumas dicas para a ter um dia mais produtivo e manter o seu bem-estar. Boa leitura!


1. Primeiro e mais importante, tenha uma boa noite de sono


A produtividade do seu dia depende da qualidade do sono que teve na noite anterior. Por tal motivo, pratique a higiene do sono.


A higiene do sono tem a ver com o ambiente em que se dorme. Procure manter o quarto escuro, silencioso, limpo e confortável. Nessas condições, há mais chances de se beneficiar do sono em sua integridade e ter uma noite tranquila e restauradora.


Além disso, é muito importante ter horas produtivas de descanso, os especialistas indicam que uma boa noite de sono deve ter entre 7-9 horas. Por isso, prepare sua rotina para atender a essa necessidade e com certeza, esse será um importante passo para ser mais produtivo.


2. Prepare-se na noite anterior para não precisar tomar muitas decisões logo ao acordar


Acordar já precisando tomar decisões pode ser muito incômodo para grande parte das pessoas. Por isso, organize seus primeiros passos do dia na noite anterior.


Deixe as roupas previamente decididas, escolha o que você comerá no café da manhã e tudo o mais que precisaria ser pensado logo ao acordar. Dessa forma, você não se desgasta nos primeiros minutos do dia precisando tomar esse tipo de decisão.


3. Beba mais água


Sem dúvida, a água é uma substância essencial para a realização de todas as funções do organismo. De forma generalizada, as reações metabólicas só podem ocorrer na presença de água. Logo, o hábito de beber água em abundância gera benefícios significativos para a saúde integral.


4. Faça exercícios regularmente


O hábito de se exercitar é fundamental para criar disposição e ter dias mais produtivos. Portanto, encontre algo que goste de fazer e invista parte do seu dia nas atividades físicas. Elas gerarão resultados positivos a longo prazo e trarão uma rotina mais saudável para seu dia a dia.


5. Controle o tempo de tela


É perceptível os impactos do uso da tecnologia em diferentes âmbitos da vida. Se não controlado, o tempo de tela afeta a qualidade de vida, o desempenho nas atividades acadêmicas e a produtividade no trabalho. Por isso, o ideal é avaliar a permanência diante das telas, principalmente antes de dormir, buscando minimizar os prejuízos à rotina diária e, principalmente, à saúde.


Essas são as principais dicas que nós do GMI entendemos como fundamentais para ter uma rotina mais produtiva. Obviamente que nem todas podem se encaixar para seu estilo de vida no momento, mas fazer uma autoanálise de como você está atuando em seu dia a dia e buscar encontrar soluções para seus desafios, será fundamental para seu bem-estar, e consequentemente, para ter uma rotina mais produtiva.


Bruno Benite, Diretor Trainee de Comunicação do Grupo Mostra de Ideias

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page