top of page

Como ser interessado e não interesseiro no processo de valorização da nossa imagem

Tome cuidado com a imagem que você passa, isso é algo que todo mundo observa, defende especialista.

"Outro ponto importante é dar foco no trabalho e esquecer do lado pessoal, ou seja, vez ou outra comente o que te faz feliz, hobbies, atividades, pessoas, famílias. A partir deste processo, você começa a ser admirado e constrói uma relação duradoura com quem te acompanha."

A vida vem passando por inúmeras mudanças, e quando digo a vida estou falando de tudo que a envolve, desde as relações pessoais até as profissionais. Não precisa ser nenhum guru para entender que isso faz parte do nosso ciclo.


Conversando com uma amiga escritora e jornalista, comentamos sobre a importância do nosso processo pessoal para a manutenção das mais diversas atividades, principalmente a de trabalho.


Ao longo dos anos, vivemos uma constante oportunidade de crescer, isso com certeza pelo trabalho duro e incansável de muitos. Costumo dizer que, para que qualquer trabalho tenha sucesso, precisamos sempre usar a sigla MTD – Muito Trabalho Todo Dia. Isso faz com que nossos objetivos em algum momento sejam alcançados e reconhecidos, reconhecimento este, é claro, na maioria das vezes financeiro.

O que mais me preocupa é o nosso olhar para o pessoal. Como estão nossas relações? Quanto tempo falamos com nossa família, amigos, colegas e até mesmo com nossos futuros clientes e parceiros de negócios? Por mais que a importância do networking seja constantemente realçada, será que estamos construindo uma relação sólida e que garanta um olhar diverso para o nosso futuro?


Essas perguntas nos fazem refletir (se não fizer, pelo menos deveria), porque precisamos cuidar do nosso pessoal. Como disse acima, ele refletirá consequentemente no nosso profissional. Independente da sua posição, o que passamos e o que vivemos fazem com que causemos admiração ou espanto nas pessoas que nos acompanham, e você pode até achar que ninguém liga para o que você faz, mas isso não é verdade. Observar nossos costumes é ir além, é encontrar neles um objetivo, e para isso o cuidado se faz necessário.


Para simplificar o que digo, precisamos mostrar a força do nosso trabalho ou habilidades. Usando as redes sociais você consegue causar impacto positivo e transformar sua rede em um espaço relevante para as pessoas, seja elas quais forem. Obviamente é importante estabelecer um conteúdo de acordo com uma análise de quem te acompanha: se na minha rede houver mais empreendedores, é importante destacar conteúdos de contribuição para eles, e isso vai desde uma indicação de livros até mesmo a sugestão de cursos e treinamentos que você já tenha feito. A experiência pessoal conta muito.


Outro ponto importante é dar foco no trabalho e esquecer do lado pessoal, ou seja, vez ou outra comente o que te faz feliz, hobbies, atividades, pessoas, famílias. A partir deste processo, você começa a ser admirado e constrói uma relação duradoura com quem te acompanha.


As nossas atividades de trabalho não podem ser esquecidas nesta construção, mas é importante ser sutil ao passar informações sobre as quais as pessoas não tenham conhecimento. Curiosidades sobre suas atividades e até mesmo histórias que relatam como sua profissão ou habilidades podem mudar a vida das pessoas ou de uma organização fazem toda a diferença neste processo.


Claro que só as redes sociais não garantem muitas coisas, até porque a vida não pode se resumir a redes sociais. Sempre digo e oriento que ela seja um meio de aproximar as pessoas. Mesmo que ao longo dos anos vamos incluindo pessoas de diferentes lugares, é importante fazer o possível para se envolver além da web. Se a maioria dos amigos for de uma mesma cidade, nada mais interessante que convidar para um café, almoço, jantar ou até mesmo happy hour. Não precisa se limitar aos encontros nos quais a alimentação se faça presente: há exposições, eventos e palestras que podem interessar. Outra coisa que sempre digo: não se demonstre interesseiro. Em vez disso, deixe claro que você é uma pessoa interessada. Isso eleva o nível de relação com as pessoas, visando não só ao presente, mas também à construção de um futuro de grandes benefícios.


Este é o processo da sua construção de imagem: utilizar o que você tem de mais importante para desenvolver parcerias que valorizem o seu pessoal e o dos envolvidos. Essa é a tendência no mundo corporativo, sem grandes investimentos, mas com certeza com incontáveis resultados.


Artigo: Rodrigo Bernardino, Jornalista e Fundador do GMI

5 visualizações0 comentário
bottom of page