• Equipe de Conteúdo GMI

Coronavírus e a explosão do e-commerce no cenário nacional


Com aumento de 98% em relação a abril de 2019, compras em e-commerce tornaram-se tendência durante isolamento social


Foto: Divulgação/ Flash Courier


A pandemia do novo coronavírus trouxe diversos impactos para o mundo empresarial, principalmente a obrigação da digitalização. Uma pesquisa realizada pelo movimento Compre&Confie indica que o e-commerce brasileiro cresceu cerca de 81% em relação ao ano de 2019, gerando um faturamento de R$ 9,4 bilhões em abril. Ao todo, foram efetuadas 24,5 milhões de compras on-line, um aumento de 98% em relação a abril de 2019.


De acordo com Guilherme Juliani, CEO da Flash Courier, empresa especializada em entregas expressas, “assim como a maioria dos setores, o mercado de varejo on-line está passando por um momento de profunda transformação, e com ela muitas lojas precisam aprimorar seus serviços digitais. Empresas que já pensavam há tempos em apostar no comércio eletrônico agora tendem a acelerar seu processo de entrada”.


Porém, esse não foi o único crescimento durante a pandemia. O número de reclamações relacionadas aos serviços de e-commerce também explodiu: o Procon-SP, por exemplo, recebeu mais de 120 mil queixas, um crescimento de 260% na comparação com o primeiro semestre de 2019, que teve 33.628 reclamações. Os principais motivos foram a demora de entrega ou a não chegada das mercadorias adquiridas. “A infraestrutura das lojas virtuais ainda precisa ser aperfeiçoada para atender todos os consumidores. Essa explosão no número de compras on-line expõe ainda mais a ineficiência de muitas empresas com relação a esse serviço”, acrescenta Juliani.


Foi pensando exatamente nessas novas necessidades que a Flash Courier vem investindo, desde o início da pandemia, na metodologia de entregas ship from store, que consiste no envio de produtos sem o uso de centros de distribuição. Dessa forma, em vez de o estoque ficar concentrado apenas em um único local, as mercadorias ficam distribuídas em lojas físicas específicas. Na Flash Courier, esse processo é realizado por meio de um sistema robusto de tecnologia e de uma rede de entregadores espalhados em diversas regiões. Quando uma compra é feita na modalidade ship from store em algum e-commerce parceiro, o sistema alerta o entregador mais próximo e disponível, que completará o serviço em até três horas.


“O ship from store na Flash é mais que uma tendência, ele veio para ficar, porque auxilia, de maneira simples, o e-commerce na fidelização do cliente e principalmente resolve o problema do consumidor final, que passa a receber em um prazo de horas. O modelo otimiza as vendas on-line, traz economia e velocidade para o varejo e ainda aumenta o giro de estoque. Ao oferecer a possibilidade de um produto ser comprado on-line, mas sair direto da loja para a casa do cliente, o varejista entrega uma experiência única ao consumidor, independente se está on-line ou off-line. Isso é ser omnichannel: não existem mais canais de venda separados”, completa o CEO.


O aprimoramento dos serviços on-line deve ser um dos legados da pandemia, causando mudanças permanentes na forma de consumir. Segundo a pesquisa TIC Domicílios, 70% dos brasileiros utilizam internet. Desse número, 48% adquirem ou utilizam algum tipo de serviço on-line, como aplicativos de carros, serviços de streaming de filmes e de música, ou pedido de delivery, todos dentro de atividades de e-commerce. Os dados apontam que esse crescimento continuará até 2021, e os impactos da covid-19 são os principais motivos para essa aceleração.


“As empresas enxergaram este momento como a melhor oportunidade de crescimento. O motivo é notório, uma vez que, em uma sociedade que avança continuamente no meio tecnológico, a internet se torna o principal meio de consumo da população”, finaliza Guilherme.


(Divulgado 13/08/2020)

CONTATO

Francisco Luiz de Souza Jr., 398

São Paulo, SP - 05037-001

​​

Tel: (11) 3641-7860 I 2361-0957 I 2661-0956

WhatsApp: (11) 94820-4812 I 98260-9162

contato@mostradeideias.com.br

comunicacao@mostradeideias.com.br

conteudo@mostradeideias.com.br

imprensa@mostradeideias.com.br

Nome *

Email *

Assunto *

WhatsApp *

Mensagem *

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Google+ Icon

© 2023 por RBS. Criado orgulhosamente pela Equipe de TI do GMI.