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Dark Store e sua importância para o desenvolvimento logístico do e-commerce

Com crescimento do comercio eletrônico em 2020, empresas apostam em pequenos centros de distribuição, próximos aos clientes finais, para agilizarem as entregas


O ano de 2020 trouxe uma tendência com relação a forma de consumir do brasileiro. O e-commerce teve um crescimento acentuado no ano passado e aparentemente essa modalidade, como forma constante de consumo, é uma tendência que veio para ficar. Apenas no primeiro semestre de 2021, de acordo com o site E-Commerce Brasil, o comércio eletrônico atingiu cerca de R$ 53 bilhões em vendas e segundo um relatório elaborado pela Ebit | Nielsen, um dos principais motivos deste crescimento é o aumento no ticket médio de compras, que atingiu R$ 534,00 no período, um aumento de 22%, quando comparado ao mesmo momento do ano anterior.


Esse crescimento, tanto de compradores, quanto no ticket médio das compras, mostra que o consumidor brasileiro está cada vez mais confortável e confiante em adquirir produtos online. Porém, isso faz com que os clientes finais estejam cada vez mais atentos e exigentes quanto ao tempo de entrega, frete e rastreio do pedido.

Todo esse contexto, fez com que as empresas de transporte que atuam com o segmento, acelerassem o seu desenvolvimento e encontrassem maneiras de melhor atender os clientes, apesar do constante aumento das entregas. E um dos principais mecanismos tem sido as Dark Store.


Para quem não sabe, as Dark Store são um lugar exclusivo para o armazenamento, separação e envio de produtos comercializados via e-commerce. Entretanto, ao contrário dos centros de distribuição tradicionais, que estão localizados em zonas mais distantes, a Dark Store fica situada mais próxima aos centros urbanos, facilitando suas entregas.


De acordo com Guilherme Juliani, CEO do Grupo MOVE3, conglomerado de empresas que possui as franqueadoras Flash Courier e Moove+, especializadas em serviços postais corporativos, de instituições financeiras e nas entregas de produtos para o consumidor final, “as Dark Store nada mais são do que levarmos os produtos dos nossos clientes, o mais próximo que conseguirmos dos destinatários, antes mesmo da compra ser efetuada. Com isso, nós recebemos os produtos dos clientes no nosso CD em São Bernardo do Campo – SP, espalhamos para nossas filiais, para que quando chegue o pedido do cliente, o produto não precise passar por São Paulo, e já esteja em uma Dark Store mais próxima do seu destino”.


Outros benefícios encontrados na modalidade, são: redução dos custos de transporte; diminuição dos impactos ambientais e emissões de carbono associadas à entrega; facilidade para a expansão do click-and-collect, onde o cliente compra e vai até a Dark Store retirar, sem custos adicionais e principalmente, a minimização dos gargalos logísticos brasileiros.

Segundo Guilherme, “o conceito nos permite antecipar esses gargalos e executá-los quando os clientes ainda não fizeram a compra, com isso um cliente da Bahia por exemplo, pode ter sua encomenda entregue no mesmo dia da compra, graças a Dark Store”.


Atualmente, o Grupo MOVE3, que cresceu cerca de 250% na pandemia, está com quatro filiais/ Dark Store em operação, na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, e mais cinco sendo instaladas e com a regularização em andamento na Amazônia, em Minas Gerais, no Ceará e Rio Grande do Sul. “Esperamos, ainda nos próximos meses, abrirmos filiais em Brasília, Santa Catarina e várias outras cidades. Sempre com esse modelo de armazenagem e levando nossas certificações ANVISA, para também fazermos o estoque e distribuição de medicamentos”, finaliza o CEO.


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