O Flat Design é uma tendência que vem ganhando cada vez mais popularidade. Originado a partir do movimento da escola de Bauhaus, o Flat Design significa “Design Plano”, e preza pela abolição de elementos que dão a noção de tridimensionalidade nas peças.
Vivemos em um mundo em que diversas empresas competem pela nossa atenção. Somos bombardeados de informações a cada minuto, e sortudo é aquele que consegue prender nossa atenção por alguns instantes. Por esse motivo, criou-se a ideia de que, para chamar nossa atenção, eram necessários vários elementos e um design totalmente trabalhado com luzes piscando e fogos de artifícios.
Porém, o Flat Design vem para contrariar essa ideia e demonstrar que elementos em abundância podem saturar a peça e atrapalhar um bom design. A escolha das cores chapadas torna a arte mais clara e objetiva, valorizando o conteúdo que está sendo veiculado.
Essa tendência vem sendo adotada nas mais diversas áreas do mercado, principalmente no Design de interfaces e no Design de embalagens. Muitas empresas também estão aderindo ao Flat Design na atualização de seus logotipos e identidades visuais, como o Google e a Microsoft.
O Burguer King recentemente também abraçou a novidade, fazendo um redesign gigantesco da marca onde foi alterado tanto o símbolo, quanto as cores e as aplicações da mesma.
O design de uma peça cumpre o papel semelhante à de uma moldura de um quadro. Normalmente as pessoas se importam mais com a tela do que com a moldura, não é? É exatamente esse o intuito do Flat Design, enfatizar o conteúdo da peça, por meio de formas simples e cores chapadas. O design é apenas a moldura do seu conteúdo, e vale a pena explorar um pouco dessa tendência nas suas próximas artes.
Por: Nathan Moreira
Comments