Meio ambiente e atitudes sustentáveis no transporte serão discutidos em fórum inédito

Logística eficiente e sustentável e o papel do motorista no transporte seguro, eficiente e sustentável serão alguns dos temas tratados durante o fórum


O segmento rodoviário é o mais utilizado para a movimentação de mercadorias e pessoas ao redor de todo o planeta. No Brasil, cerca de 88,8% dos usuários de transporte público dependem do ônibus, o que equivale a mais 170 milhões de pessoas. Concomitantemente, o segmento de transporte de cargas depende quase exclusivamente do meio rodoviário. Segundo um estudo realizado pela Fundação Dom Cabral, o segmento é responsável por cerca de 82% das entregas de cargas no País.


Esse grande volume de transporte, seja de pessoas ou mercadorias, faz com que esses modais emitam uma quantidade significativa de gases poluentes. Um estudo divulgado em 2018 pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) mostrou que, no Brasil, apenas os caminhões lançaram no ar 84,5 milhões de toneladas de CO2, mais do que todas as termelétricas fósseis em operação no País (54,2 milhões de toneladas).


Avaliando essas questões e com o objetivo de disseminar as boas práticas e de discutir soluções sustentáveis para o segmento de transporte terrestre, o Fórum Transporte Sustentável foi criado. Com data marcada para os dias 8 e 9 de junho, o evento será totalmente on-line e gratuito e contará com diversos profissionais do setor e empresários que utilizam práticas sustentáveis em suas companhias.


O fórum será dividido em painéis, que discutirão temas específicos e trarão cases de sucesso de empresas que desenvolveram programas sustentáveis. No primeiro dia de evento, o primeiro painel será a Logística Eficiente e Sustentável e contará com a presença de Huber Mastelari, CEO da Lots Group para a América Latina; Márcio D'Agosto, coordenador do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB); Rodrigo Duarte, gerente de transportes e desenvolvimento logístico na Danone; Carlos Ferreira, coordenador de sustentabilidade da JOMED LOG; e Daniel Drumond, gerente de transportes da BR Distribuidora. Em seguida, o painel Negócios Sustentáveis terá Danilo Guedes, CEO da ABC Cargas; Suzana Soncin, CEO da I9 Experience; André de Simone, coordenador nacional da COMJOVEM e membro do conselho administrativo da Transita Transportes; Antonio Deoclides Zini Junior, diretor de frota e manutenção do Grupo Pra Frente Brasil; e Fernanda Sarreta, vice-presidente administrativa da IC Transportes.


O segundo dia abordará a Mobilidade Inteligente e Sustentável, com a presença de Claudio Sena Frederico, vice-presidente da ANTP; Pedro Palhares, gerente geral do Moovit no Brasil; Dimas Barreira, presidente executivo do Sindiônibus; e Edmundo Pinheiro, diretor da Urbi - Mobilidade Urbana e HP Transportes e membro do conselho diretor da NTU. Por último, o fórum debaterá o Papel do motorista no transporte seguro, eficiente e sustentável e terá Claudio Adamuccio, diretor presidente do G10 e diretor administrativo da Transpanorama; Pedro Trucão, apresentador do Pé na Estrada; além do Prof. Rubens Pessoa Junior, professor expert da FABET.


Segundo Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora, organizadora do evento, "o setor de transportes é responsável por uma parcela significativa das emissões de CO2 no planeta. Precisamos debater a sustentabilidade para fazer com que esses segmentos, tão importantes para a economia global, consigam se desenvolver de uma maneira mais sustentável, emitindo menos poluentes e consequentemente impactando da menor maneira possível a vida na Terra".


O Fórum Transporte Sustentável é organizado pela OTM Editora, tem patrocínio da Scania, da G10 Transportes e da Maroni Transportes, parceria com a I9exp, com o Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS), com o Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), ELC Comunicação, FABET e Trucão e possui apoio institucional da ABRALOG, ABOL, NTU, NTC&Logística, SETCESP e UITP.



(Divulgação: 02/06/2021 | Fonte: SEGS)

0 visualização0 comentário