top of page

Os desafios do associativismo de proteção veicular no Brasil

Atualizado: 26 de jun.

Segmento de proteção veicular tem potencial de crescimento e geração de empregos

 

O associativismo é um fator preponderante na economia e na sociedade brasileira. Dessa forma, uma pesquisa realizada pelo Ernest Young, em 2019, mostrou que o mercado de proteção veicular tem uma grande relevância econômica: são mais de 680 Associações de Proteção Veicular (APV), com 4,5 milhões de associados pelo país, com foco na região Sudeste. 


Apesar desses números, atualmente, o associativismo de proteção veicular encontra diversos desafios que precisam ser superados. Um dos principais é a falta de conhecimento sobre como funciona e de como é feita a prestação de serviço, o que acaba gerando uma série de dúvidas acerca do que é esse segmento. Alberto Andrade, superintendente da APVS Truck, explica que na associação existe um trabalho diário para educar uma rede de prestadores de serviços, para que possam passar as informações sobre a associação de maneira correta. 


“Esse viés educacional é um trabalho diário, visto que todos os dias estamos credenciando novos prestadores para que eles possam atuar da melhor maneira com os associados. O nosso foco é que tudo seja explicado da maneira mais clara e objetiva possível”, explica.


A estratégia da APVS Truck tem se mostrado eficaz, resultando em um aumento significativo da conscientização sobre as vantagens e benefícios do associativismo. Essa crescente percepção positiva contribuiu para o crescimento da associação nos últimos anos, evidenciando seu potencial para impulsionar a geração de emprego e movimentação da economia, principalmente no setor de transportes.


Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) do governo federal aponta que o Brasil fechou 2017 com 820 mil organizações da sociedade civil, 99 mil das quais eram representadas por associações civis sem fins lucrativos. Estes dados representaram um aumento de mais de 100% desde a apresentação dos números em uma pesquisa anterior.


A APVS Truck se dedica diariamente buscando otimizar seus processos internos, a fim de garantir a excelência na prestação de serviços aos seus associados. Através de um sistema eficiente de captação de feedback, a associação se aproxima de seu público e identifica oportunidades de aprimoramento contínuo.


“Temos um processo de captação de feedback com associados em todo o país. Além de nos colocar próximos ao associado, conseguimos identificar como contribuir para os desafios e saber como melhorar. Tem funcionado muito e vamos continuar em 2024.”, comentou o superintendente.


Por fim, Alberto Andrade explica que o segmento de proteção veicular tem um potencial gigantesco de crescimento vinculado à geração de emprego. “Estamos confiantes no crescimento da APVS Truck por meio de um trabalho consistente e dedicado à educação, à excelência na prestação de serviços e à busca por soluções inovadoras, além do aumento da base de associados e, também, de prestadores de serviços.”



Sobre a APVS: 


A APVS Truck é uma associação de proteção veicular especialista em veículos pesados com mais de 10 anos de atuação no segmento, protegendo o veículo associado desde a ocorrência mais corriqueira até aquelas de maior complexidade, garantindo segurança e tranquilidade em todos os momentos. 


A APVS Truck tem como preceitos promover o associativismo, a satisfação do associado, a valorização e o respeito às pessoas, responsabilidade social e atender com excelência, integridade e sustentabilidade.


______________________________


Informações para imprensa 


Grupo Mostra de Ideias 


Rodrigo Bernardino - Assessor de comunicação e imprensa 

Bruno Benite - Assessor de comunicação e imprensa 


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page