Papel da comunicação organizacional diante do Coronavírus


A crise trazida pelo novo coronavírus afetou todos os setores da economia mundial. Ainda estamos nos habituando a lidar com o “novo normal” e sofremos com as mudanças que ocorrem quase semanalmente. O mundo empresarial, especialmente, está se ajeitando agora e tentando caminhar apesar das restrições e dificuldades. Diante de tudo que já sabemos e o que ainda iremos entender, qual o papel da comunicação organizacional diante do coronavírus?


Quando pensamos em crise, a comunicação é a responsável pelo planejamento emergencial e pelas ações preventivas que serão tomadas diante dos fatos. É o setor de comunicação que será responsável por traçar todos os próximos passos que a empresa tomará perante a sociedade e imprensa.


Empresas como Mercado Livre, McDonalds e Ambev fizeram diferentes ações para engajar seu público e continuar presente mesmo diante de uma pandemia global. Todas essas estratégias foram traçadas pela comunicação em conjunto com os executivos de suas respectivas organizações.


As equipes de Comunicação Interna são fundamentais no esforço das empresas e entidades de manter a segurança de seus funcionários e preservar as suas operações. Além disso, nesse momento de crise sanitária, onde até o momento não existe uma cura, as ações dessa equipe devem ser voltadas para a tranquilização, informação e conscientização de seus colaboradores.


A comunicação organizacional também pode ser responsável por desenvolver um comitê de crise, que terá como objetivo tomar todas as decisões e desenvolver o planejamento estratégico de cada setor da empresa. Com um comitê, as resoluções acontecem de forma mais rápida e assertiva, após as reuniões, cabe ao responsável pela comunicação, informar o planejamento e os próximos procedimentos aos demais setores da instituição.


O relacionamento com a imprensa é fundamental para demonstrar ao seu público, o que está sendo feito para proteger as pessoas e manter as operações funcionando. Passar informações verdadeiras e deixar claro suas intenções, cria uma proximidade muito maior com seus receptores, estabelecendo uma imagem positiva da organização e das atitudes que estão sendo tomadas.


Portanto, diante da crise trazida pelo coronavírus, a comunicação organizacional tem um papel gerencial muito importante, pois ela traça os caminhos, auxilia na tomada de decisões e orientações, repassa essas informações para seus colaboradores e ainda transmite tudo o que está sendo feito para a imprensa, atingindo seu público alvo.


Por: Bruno Benite

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo