Diante de todas as adversidades enfrentadas durante o ano de 2020, já era esperado que a área de comunicação corporativa passasse por determinadas mudanças. Segundo dados levantados pela Ilumeo, o uso de assistentes virtuais cresceu cerca de 47% no ano anterior, tendo como estrela principal a Alexa, da companhia norte-americana Amazon.
Como pode ser observado pela maioria dos usuários das redes sociais, com a pandemia de covid-19 a demanda por recursos audiovisuais disparou, principalmente com a chegada do aplicativo chinês TikTok. Com isso, é possível perceber que uma das maiores tendências de comunicação para 2021 são os vídeos curtos, impactando também os processos corporativos. Algumas empresas já estão tentando se adaptar à esta nova onda, como a Nestlé, que realizou um processo seletivo dentro do TikTok.
Outra tendência que marcou o ano anterior foi a realização de transmissões ao vivo e eventos virtuais, e ao que tudo indica, deve se manter firme neste ano. Isso porque a sociedade já se acostumou com este formato, além de ser bastante prático e gerar economias paras as organizações. Além do mais, a tecnologia de streaming de vídeo permite que as corporações alcancem um público mais amplo e os atinjam em suas plataformas de preferência, gerando também certa comodidade para os usuários.
Quando falamos dos rumos que a comunicação segue atualmente, é impossível deixar de citar a Inteligência Artificial (IA). Ela está empregada em diversos meios, como nos eventos virtuais, onde é possível encontrar os chatbots ou legendas geradas automaticamente pelo reconhecimento de voz. Esta tendência também gera engajamento e coleta de dados extremamente úteis para os negócios e para as estratégias de comunicações desenvolvidas na empresa.
Um exemplo nítido de como a Inteligência Artificial e comunicação andam juntas, a fim de prosperar os negócios, é a companhia aérea Gol. A empresa possuía um robô para auxiliar os passageiros no embarque desde 2019, mas no ano passado viu na tecnologia uma oportunidade de manter a economia da empresa movimentada. Com o adiamento das viagens em decorrência à covid-19, a Gol utilizou a IA para remanejar a ocupação das aeronaves, conseguindo manter 80% das poltronas ocupadas durante a crise, além de aumentar em 90% o autoatendimento para check-ins.
Deste modo, podemos perceber a importância em nos mantermos sempre atualizados e dispostos a encaixarmos novas tendências que o mercado traz para as atividades corporativas. É preciso pensar fora da caixa para não ser só mais um nesse universo tão amplo e rico de conteúdo, de modo que essas inovações representam oportunidades de crescimento para todas as corporações, sejam elas grandes ou pequenas.
Por: Isabella Inglez
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