O trabalho em conjunto entre a cadeia produtiva e a logística é fundamental para garantir a qualidade e eficiência dos serviços.
Ao longo do último ano, o Paraná foi referência na temática dados econômicos. De acordo com o Banco Central do Brasil, o estado foi o que mais cresceu em 2023 com um aumento de 9,1% no acumulado entre janeiro e outubro em comparação ao mesmo período de 2022. Além disso, o PIB paranaense do ano passado cresceu o dobro da média nacional, com alta de 5,8%.
Entre os dados mais recentes, segundo o balanço levantado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o estado bateu recorde de exportações no 1º quadrimestre de 2024, com US$7,47 bilhões. Entre as mercadorias mais vendidas estão a soja em grão, carne de frango e farelo de soja.
De todos os setores envolvidos nas operações que fizeram o Paraná ter destaque, o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) teve papel fundamental na logística de escoamento dessas mercadorias para destinos nacionais e internacionais.
Segundo o diretor de Contêineres e Portos do SETCEPAR (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná), Luiz Gustavo Nery, o crescimento significativo nas exportações têm um impacto direto no setor de Transporte Rodoviário de Cargas, visto que o principal modal para escoamento dessa produção é o rodoviário. “Não há como falar em recordes de exportação, sem citar o TRC, eles caminham juntos. Com mais produtos sendo exportados, a demanda por transporte rodoviário aumenta, impulsionando a atividade logística e a necessidade de eficiência nas operações de transporte de cargas”, explica.
Para garantir que os produtos cheguem com segurança e qualidade aos destinos, é muito importante que a cadeia produtiva e logística trabalhem em conjunto, com qualidade e eficiência. Nery explica que, nos últimos anos, as empresas de transporte estão buscando uma maior profissionalização e também realizando maiores investimentos em tecnologia. “Essas ações têm possibilitado o aprimoramento de rotas, melhor aproveitamento de cargas, redução do tempo de entrega, a utilização de tecnologias de rastreamento em tempo real e a capacitação constante dos colaboradores”, conta.
Com o resultado recorde de exportações, o Paraná manteve-se na liderança da região Sul do país. No cenário nacional, o estado ocupa a quinta colocação, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso. Para Nery, estar nessa posição é um marco significativo e um indicador do vigor econômico do estado e da capacidade de competir em mercados globais. “Este resultado destaca a eficiência da infraestrutura logística do estado e a competência das empresas locais em gerenciar operações complexas de comércio exterior. Para o TRC, isso se traduz em oportunidades de crescimento, maior demanda por transporte e expansão do nosso segmento”, afirma.
Quanto mais demandas, maiores são os desafios da manutenção do serviço de qualidade ofertado. Para isso, é necessário que todos os setores envolvidos busquem soluções para otimizar processos e continuar crescendo.
Para o diretor do SETCEPAR, o setor transportador precisa continuar a fortalecer suas alianças estratégicas e estar preparado para as mudanças do mercado, tal como a reforma tributária, transição energética e adoção da inteligência artificial nos negócios, que serão as pautas principais nos próximos anos. “O TRC precisa continuar se profissionalizando e acreditando no potencial que nosso país e estado possuem. O Paraná é um grande corredor de exportação e isso precisa continuar sendo valorizado pelas empresas exportadoras e pelo mercado internacional, pois quanto mais investimentos tivermos em nosso estado, mais geradores de emprego seremos”, finaliza.
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Sobre o SETCEPAR:
Fundado em 1943, o SETCEPAR, entidade que representa as empresas de transportes de carga no estado do Paraná, nasceu visando representar os empresários do setor de transporte rodoviário de cargas da região em variadas atividades, como negociações coletivas de trabalho e aproximação com autoridades e com autarquias municipais, estaduais e federais, bem como com a imprensa.
Hoje, com 80 anos de história, a entidade representa empresas em 265 cidades do estado, oferecendo aos associados diversos serviços e eventos para fomentar melhorias no transporte rodoviário de cargas local e nacional.
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