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Empresário do transporte explica qual é a situação do setor após o aumento do preço dos combustíveis

O futuro do agronegócio anima, mas representa pouco sossego nos gastos das empresas em vista do valor do óleo diesel


O aumento de custos no transporte rodoviário aconteceu de forma generalizada, porém com ênfase nas despesas com o óleo diesel. Segundo os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta acumulada no ano, até agosto de 2021, para o óleo diesel foi de 28,02%. Na Rodovico Transportes, localizada na cidade de Cascavel (PR), mudanças no mercado de produtos agrícolas na região Sul somaram-se às elevações nos preços dos combustíveis, dificultando a sobrevivência a longo prazo do setor.


A distribuição dos custos divide-se em despesas com insumos e elementos operacionais. De acordo com números fornecidos pela Rodovico, os gastos com os combustíveis representam 43% do custo em relação ao faturamento; a folha de pagamento, 17%; os financiamentos, 15%; a manutenção, 12%; os pedágios, 11%; óleos lubrificantes, 9%; e pneus, 3%.


Também se inclui nas compras mensais, o pagamento de impostos, a compra do Arla 32 (agente químico redutor de emissão de poluentes) e o provisionamento da folha de pagamento dos salários e dos encargos sociais.


O diretor de desenvolvimento de negócios da Rodovico Transportes, Diego Nazari, explica que existe um paradigma entre o momento vivido pelo agronegócio e a situação atual do transporte rodoviário de cargas no Brasil. “Se, por um lado, o IBGE prevê uma safra recorde de mais de 270 milhões de toneladas de grãos, cereais e leguminosas em 2022, por outro, só aqui em Cascavel, o preço médio do diesel saiu de R$ 3,53 no primeiro trimestre de 2021 para R$ 4,50 no terceiro semestre do mesmo ano. Devido à elevação do dólar, a estabilização climática, o aumento do consumo e o crescimento das exportações, estamos em condições perfeitas para retornarmos a nossa economia após a pandemia, entretanto, é pouco provável que aproveitemos essas oportunidades”.


Mesmo assim, caso o potencial do agronegócio seja valorizado e as transportadoras aumentem as suas operações, outro desafio precisará ser solucionado. Informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP) mostraram um crescimento de 100% no preço da soja de 2020 a 2021 no Paraná. Milho e trigo, por sua vez, tiveram, respectivamente, 50% e 60% de aumento.


“O valor da mercadoria não se reflete, necessariamente, em ganhos para o segmento. Se fizermos uma conta simples, dividindo o custo do frete pelo valor do produto, desde o início de 2020 até outubro deste ano, veremos uma queda de cerca de mais de 3% na margem de lucro das transportadoras. Apesar de a lógica apontar para ganhos aos agricultores e às transportadoras, por causa das despesas com tudo o que envolve o processo de logística, entrega e distribuição da carga, não é de se esperar uma grande margem de lucro nos próximos anos”, explica Diego.


Quanto maior o valor da carga, maior será o risco de roubos, logo, maiores serão os gastos com o gerenciamento de risco e o investimento em estratégias para evitar furtos nas estradas. “Enquanto não houver mudanças significativas na política econômica, sobretudo na forma em que administramos a política de preços e desenvolvimento do mercado de combustíveis, trabalharemos na base da incerteza, tentando encontrar soluções inusitadas com o que temos. Na Rodovico, uma das alternativas que gostamos de utilizar é o uso das bases compartilhadas de abastecimento. Através de um extenso mapeamento de rotas e criação de parcerias, criamos um sistema de consórcios e de localização de rotas para distribuirmos os gastos e obter descontos na compra de gasolina nos postos”, finaliza Nazari.


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