top of page

O verdadeiro Papai Noel



Para além do significado religioso, o natal possui uma figura que se destaca bastante, o Papai Noel. Mas e se eu te dissesse que na verdade ele também está no espectro religioso? O jeito que é chamado em inglês, Santa Claus, já nos dá uma pista.


É importante ressaltar que esse texto tem como propósito compartilhar a história que inspirou a figura do Noel, e não abordar os debates que existem em relação a quanto a crença nessa figura influencia positivamente ou negativamente as crianças.


Turquia, em torno do século IV, é onde encontramos aquele cujo influenciou o personagem do velhinho. Nicolau de Mira (em holandês chamado de Sinterklaas que adaptado ao inglês se torna Santa Claus) que futuramente se tornaria santo para a Igreja Católica e padroeiro da Rússia, Grécia e da Noruega, foi um bispo justamente de Mira, uma cidade na antiga Ásia Menor (atual Turquia).


Figura respeitada pelo cristianismo em geral devido ser conhecido por sua generosidade e caridade para com as crianças, Nicolau teria ainda sido preso devido sua fé em Jesus durante o império de Diocleciano.



Dentre os variados contos que existem sobre sua vida e atuação um que se destacam é o de quando o bispo salvou três moças de serem enviadas à prostituição pelo pai, um comerciante que estava mal de finanças, e que em um momento de desespero, por causa da realidade de extrema pobreza, onde não tinha recursos para sustentá-las, nem o dinheiro do dote para que elas pudessem se casar, cogitou entregá-las.


Mas então, São Nicolau jogou três sacos de moedas de ouro pela chaminé da casa da família, e o saco caiu em cima das meias das moças, que tinham sido colocadas na lareira para secar. Essa história de lareira, saco com presente e meia na lareira te soa familiar não?


O bispo ainda era preocupado com a educação e a moral tanto dos pequenos quanto de suas mães, segundo alguns contos. Sua atuação com o ensino o fez ser reverenciado por estudantes europeus. Há na cidade de Guimarães, em Portugal, uma festa estudantil chamada Festas Nicolinas, que se realiza próximo da data da morte do Santo, dia 6 de dezembro, e em sua homenagem.



E para finalizar, depois que seus restos mortais foram transferidos para a cidade de Bari, na Itália, em 1807, e receber muitos relatos de milagres por seus devotos, ele foi canonizado pela Igreja Católica, passando a ser considerado santo. Desde então, se comemora em 6 de dezembro o Dia de São Nicolau.



Por Alexandre Guanho, do Grupo Mostra de Ideias.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page