Projeto lançado pela FuMTran e FETRAMAZ contará a história do transporte na Amazônia
- contato50373
- 24 de set. de 2025
- 3 min de leitura
A obra trará pesquisa histórica e narrativas da memória, cultura e história do transporte brasileiro, em especial na região da Amazônia

No último dia 6 de maio de 2025, a Fundação Memória do Transporte – FuMTran e a Federação das Empresas de Logística, Transporte e Agenciamento de Cargas da Amazônia – FETRAMAZ lançaram o projeto do livro A História do Transporte na Amazônia, na sede da federação, em Manaus-AM.
O evento, que contou com o apoio da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários da Região Norte (FETRANORTE), da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (FENAVEGA), da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), e do Sistema Transporte (CNT | ITL | SEST SENAT), reuniu representantes de entidades do setor, autoridades locais, pesquisadores e empresas ligadas ao transporte dos principais modais, da infraestrutura e da logística, na região Norte, reafirmando o compromisso coletivo com a valorização da história e da cultura amazônica.
Antônio Luiz Leite, presidente da FuMTran, deu as boas-vindas aos presentes e deixou sua mensagem. “Esse evento marca o início de um projeto que contará as histórias das pessoas que fizeram e fazem a logística nesse grande Amazonas”.
O presidente da FETRAMAZ, Irani Bertolini, compartilhou sua vivência. “Eu tive a oportunidade de ver a transformação do transporte na Amazônia e essa história precisa ser contada. Não só para os amazônidas, mas para todo o Brasil, porque as estradas aqui são os rios”.
Já Antônio Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), destacou a importância de preservar a memória para o futuro do setor. “Como se perpetua a memória? Pela história, documentando em um livro, também de forma virtual. Esse é um projeto fantástico, no qual vamos começar a contar a história da logística em nosso Estado”.
Representando o Sistema Transporte – CNT | ITL | SEST SENAT, Myrian Caetano exibiu o vídeo de lançamento do projeto “Estação do Desenvolvimento”, que marcará a participação do Sistema Transporte na COP30 - Conferência das Partes (COP) -, maior evento global para discussão e negociações sobre as mudanças do clima, marcada para o segundo semestre de 2025 no Brasil, em Belém (PA).
O evento contou com a participação de autoridades e empresários locais, como Ricardo Mendes Lasmar, diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas, representando o Governo do Estado do Amazonas, Francisco Cavalcante - representando a ACA (Associação do Comércio do Amazonas), Francisco Saldanha Bezerra Júnior, presidente da FETRANORTE, Luiz Augusto Rocha, representando o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), Oiana Couto, gerente do Departamento de Literatura/Programa Mania de Ler, representando a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas, Dr. Rennan Cavalcante, presidente do Sindfluvial e membro do Conselho da FENAVEGA, Coronel Wilson S F Nogueira, Tenente Brenda D'Aiuto e Major Tiago Rocha Carvalho, da Marinha, e Coronel Mendes, do VII COMAR (Comando Aéreo Amazônico).
Sobre o projeto
A obra, que será publicada sob o selo da Fumtran Editora, é fruto de uma parceria entre a Fumtran e entidades do transporte de atuação regional e aquelas com atuação nas regiões do país – FETRAMAZ, FETRANORTE, FENAVEGA, NTC&Logística e SISTEMA TRANSPORTE (CNT | ITL | SEST SENAT) –, e tem como objetivo registrar e divulgar, em livro, a memória e a história do transporte na Amazônia, desde suas fases fluviais ancestrais até os atuais e modernos sistemas logísticos integrados da região.
A historiadora e escritora do livro, Etelvina Garcia, explicou como será desenvolvida a obra. “Nós vamos estabelecer esse link entre os diversos momentos da história dos transportes na Amazônia. Juntando hoje e o futuro que já está projetado com aquilo que temos registrado desde 1542, com a viagem de Francisco Orellana – primeiro europeu a navegar pelo rio Amazonas”.
Com base narrativa fundamentada em um extenso acervo iconográfico, o livro irá destacar a importância estratégica da região amazônica para o desenvolvimento do país, resgatando os desafios e as decisões adotadas na região amazônica ao longo dos séculos. Além disso, terá depoimentos de personalidades e profissionais com memória e conhecimento direto sobre o tema e um olhar atual, abrangente e crítico sobre os modelos contemporâneos de mobilidade e transporte.
O projeto cultural, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, encontra-se agora na fase de viabilização financeira e captação de recursos, oferecendo às empresas interessadas a oportunidade de patrocinar o projeto com recursos do seu imposto de renda (limite de até 4%). Ao apoiar o projeto, as marcas estarão associadas à preservação da memória do transporte e valorização da cultura brasileira.



Comentários