Uso do Certificado Digital cresce durante a pandemia de Covid-19

A tecnologia proporciona segurança de dados em transações online e dispensa reconhecimento de firma



Ao longo do tempo, diversas tecnologias surgiram com o intuito de facilitar o cotidiano de muitas pessoas. No entanto, com a chegada da pandemia de Covid-19 no último ano, ficou nítido como algumas ferramentas tecnológicas são capazes de substituir praticamente todas as atividades presenciais, como assinar documentos. Segundo o Instituto Nacional de Tecnologia de Informação (ITI), no ano de 2020 houve um aumento de 52,9% no uso desta ferramenta em relação a 2019.


O Certificado Digital funciona como uma assinatura, garantindo a autenticidade das transações online. Esta tecnologia utiliza criptografia de dados, de modo que as informações produzidas em meio eletrônico ficam protegidas. Com esta ferramenta, a pessoa física ou jurídica é capaz de possuir uma identidade no ambiente virtual de forma íntegra, confiável e rápida, dispensando o reconhecimento de firma e a autenticação da assinatura de próprio punho. Os associados do SETCESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) já têm acesso a esse serviço, o que facilita as atividades diárias dos empresários e possibilita ganho de tempo.


Para o setor de transporte de cargas, o maior benefício hoje é a segurança e comodidade que o certificado traz, uma vez que, esse modelo pode ser feito também por videoconferência.

Outro fator interessante, é que o SETCESP disponibiliza o certificado digital de forma gratuita às empresas associadas”, afirma Caique Pereira, responsável pelo cadastro e certificado digital do SETCESP.


(Divulgação: 18/05/2021 | Fonte: InforChannel)

3 visualizações0 comentário