top of page

Como a comunicação vem sendo utilizada estrategicamente pelo presidente da Ucrânia


Faz nove dias que o mundo assiste com espanto o conflito que está acontecendo no leste europeu. Desde que a Rússia iniciou a invasão à Ucrânia, o noticiário internacional repercute em tempo real os desdobramentos que estão aterrorizando o planeta.


Entre todas as nuances da cobertura da guerra, um fator específico ganhou destaque nos últimos dias: a comunicação. Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, tornou-se mundialmente conhecido não apenas pela sua resistência aos ataques russos, como também pela mudança em sua estratégia de comunicação.


Logo no início do conflito, o político se apresentava publicamente e dava declarações formais, sempre de terno e gravata. Com o decorrer dos dias, ele adotou vestimentas mais simples e começou a se comunicar de forma mais aberta e próxima das pessoas. A mudança é nítida ao observar o seu Instagram e reflete bem o que ele pretende com isso.


Zelensky também é bastante atuante na internet e vem trabalhando suas mídias sociais com muita consciência e habilidade. Ele consegue manter a seriedade, além de ter incorporado outros elementos em suas mensagens. Ele é o mesmo presidente que recusou a ajuda dos Estados Unidos para deixar seu país, embora seja um alvo principal da Rússia.


Além disso, o político vem se destacando como símbolo de resistência do povo ucraniano. Esses fatores acabam impactando a população mundial, que está chocada com os acontecimentos da guerra, conduzindo a opinião pública para se solidarizar com a Ucrânia.


Todo esse conjunto de ações faz parte de um alinhamento de comunicação muito bem arquitetado para reagir às ofensivas russas. “Nós resistiremos”. A estratégia empregada pelo político gera um efeito positivo do ponto de vista do apoio internacional que está sendo dado aos ucranianos.


Zelensky está tendo uma postura pouco antes vista na história da geopolítica para se comunicar não apenas com seus compatriotas, e sim com o mundo todo. Ele se coloca de fato ao lado da população durante um dos maiores momentos de crise no século.

Ao mesmo tempo em que passa credibilidade, o presidente manifesta tranquilidade para seu povo não desistir. E tudo isso parte de uma pessoa que entrou na política depois de atuar como ator e humorista em sua vida, e tendo sido eleito democraticamente com 73% dos votos em 2019.


A comunicação adotada pelo presidente ucraniano impacta a sociedade porque é a manifestação de uma pessoa, e não de um personagem. Principalmente em tempos de crise, é isso que a população quer ver em quem está na liderança. Ao mudar seu discurso e imagem, Zelensky dialogo com quem está acompanhando o conflito de perto e de longe.


Ele começou a passar a sensação de que se arrumar formalmente é a menor de suas preocupações diante dos acontecimentos que assolam o país. E isso reverbera de maneira determinante para a Ucrânia no cenário internacional. Diante de uma potência bélica como a Rússia, a comunicação e a pressão mundial são as únicas alternativas de resistência.

As sanções que estão sendo aplicadas mundialmente aos russos demonstram que a estratégia está sendo bem-sucedida. E também que a sociedade não aceita que uma guerra aconteça em pleno século XXI.


Vale ainda destacar que em qualquer lugar do mundo, independentemente de posição ou importância de qualquer indivíduo, comunicar-se de maneira adequada faz total diferença. É isso que possibilita que as pessoas possam conhecer mais sobre cada um de nós, nossos projetos, empresas e iniciativas.


Essa guerra mostra muito mais do que simplesmente a vontade da Rússia de ocupar a nação ucraniana. Demonstra a força da comunicação para defender um ideal, uma bandeira, uma nação. Apesar dos impactos físicos dessa guerra, os ucranianos sairão grandes em conhecimento e respeito, algo que só o ato de se comunicar, e bem feito, possibilita.


Aqui no Grupo Mostra de Ideias, sabemos a importância que uma boa imagem e uma estratégia de comunicação bem definida trazem para nossos parceiros e clientes. Por isso, um dos nossos pilares é trazer para o desenvolvimento do trabalho um planejamento que faça a diferença e que atraia resultados sólidos e sustentáveis para todos.


Rodrigo Bernardino, CEO do Grupo Mostra de Ideias

2 visualizações0 comentário
bottom of page