top of page

Porque o voto secreto é importante para a democracia?


As eleições no Brasil em 2022, estão agendadas para o dia 2 de outubro, nesse dia eleitores e eleitoras votarão para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.


Nesse dia todo o país, irá até os pontos eleitorais exercer o seu papel de cidadão em nossa democracia, ela é um sistema político onde os cidadãos elegíveis participam igualmente diretamente ou através de representantes eleitos no desenvolvimento, na proposta e na criação de leis, exercendo o poder da governação.


Em democracias, o uso do voto é mais amplo e o processo eleitoral tende a ser livre de influências de quem ocupa o poder. Diferente do que aconteceu, por exemplo, durante o regime militar, em que as regras eleitorais eram modificadas para que os militares mantivessem o controle de quem ocupava os cargos eletivos.


O voto secreto é uma forma de evitar pressão sobre os eleitores também a coação, garantindo que o voto expresse o direito constitucional do cidadão da liberdade de expressão e informação.


Votar não é apenas ter a oportunidade de escolher aqueles, que por premissa, devem lutar pelos interesses do povo, ele é um instrumento político de transformação social, é a possibilidade de se ter progresso, dessa forma os cidadãos participam da vida política do país.


"O futuro depende daquilo que fazemos no presente”.

Mahatma Gandhi


A partir do conhecimento é que podemos agir com consciência, e compreender a importância do ato de votar é o que garantirá a maior seletividade na escolha dos nossos líderes políticos, sendo estes cada vez mais cobrados e sabendo que a população está buscando estender e participar ativamente desse processo, buscarão cumprir seus planos políticos com eficiência, o que nos garantirá uma esperança de um Brasil mais justo e leal ao seu povo.


O voto é obrigatório para brasileiras e brasileiros entre 18 e 69 anos e facultativo para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos e para quem tem 70 anos ou mais, saiba como votar no Brasil ou no exterior e esclareça suas dúvidas consultando as informações da Justiça Eleitoral no Brasil ou no exterior e esclareça suas dúvidas consultando as informações da Justiça Eleitoral.



Jessica Caldeira Pereira - Mídias sociais.


61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page