A expansão do acesso à internet é notável. De acordo com um estudo da União Internacional de Telecomunicações, o mundo tem cerca de 1,2 bilhão de sites, além de 51% da população mundial possuírem acesso à internet. Outro estudo realizado pela Digital 2020: Global Digital Overview, promovido pela Hootsuite, revela que a média diária global de consumo de internet é de 6 horas e 43 minutos por pessoa, contabilizando mais de 100 dias por ano.
Milhares de pessoas estão imersas em um mar de informações, portanto é natural que os consumidores valorizem personalidades e perfis que desenvolvam conteúdos relevantes e que atendam às suas necessidades.
A fotografia tem um papel muito importante neste processo, principalmente após a explosão de aplicativos e sites dedicados à área, como Tumblr, Instagram, Pinterest e outros. Alguma vez você já ouviu falar que uma imagem fala mais do que mil palavras? Eu já, e concordo com isso. Nosso cérebro desenvolveu a capacidade de ler imagens muito antes de aprender a ler textos, e um exemplo disso são os nossos ancestrais que desenhavam elementos como, caças, objetos, pessoas e animais nas rochas para se comunicar por meio de símbolos visuais.
Quando se trata de comunicação visual, investir na fotografia utilizada em um design gráfico é tão importante quanto investir nos elementos utilizados para montar a composição da arte, responsáveis por levar a mensagem de forma instantânea ao público que lê. A fotografia deve comunicar o assunto da matéria de forma imediata e clara.
Trazendo esse assunto para mais próximo de nós, um exemplo claro disso são as fotos ou ilustrações usadas na capa dos jornais e revistas: seu papel é chamar a atenção do leitor a ponto de convencê-lo a ler a matéria e de complementar a informação do texto.
A fotografia também tem uma ligação muito forte com o design gráfico, tão forte que é possível enxergar o design materializado na fotografia em diversos aspectos, como composição, cor, textura, iluminação, cenário e figurino. Uma fotografia que comtempla todos esses elementos é a maior aliada para um bom design, pois a maior função de um designer é entregar uma determinada informação de forma objetiva – ou seja, ter uma boa foto já é “meio caminho andado”.
A fotografia e o design se complementam: ambas são essenciais quando se trata de comunicação visual. É possível ter um bom design se a fotografia for ruim ou não tiver a ver com o assunto? Não sei, leitor. O que consigo te responder com toda certeza é que a fotografia é um importante elemento utilizado para comunicar algo sem precisar de uma palavra. Se usada de forma correta, pode se tornar o recurso mais importante e indispensável em qualquer arte gráfica.
Nathan Caires, Supervisor de Design.
Comments