top of page

As narrativas do BBB transcendem o programa e pautam o debate da sociedade brasileira



O Big Brother Brasil 23 já está a todo vapor e é muito difícil que alguém esteja totalmente alheio aos principais debates e polêmicas do reality show. Afinal, o BBB é um programa de narrativas que já está enraizado entre os brasileiros e que ecoa cada vez mais pela internet.

O principal motivo de seu sucesso é que o reality traz um retrato em miniatura da sociedade brasileira. Claro que o Brasil é um país muito grande e que possui uma extensa diversidade, mas a escolha dos participantes leva isso em conta e busca também representar as multiplicidades nacionais.

É por isso que muito do que vemos no programa nos traz identificação ou até mesmo uma certa estranheza quando algo se assemelha ou foge à nossa realidade. Toda edição traz um tema muito forte e diversas questões do dia a dia causadas pela convivência entre as pessoas. Dessa forma, o programa ilustra com precisão acontecimentos e discussões do variado cotidiano brasileiro.

Assim, o BBB possui um impacto único como produto porque os temas abordados lá impactam diretamente o debate público. Todo dia, milhões de brasileiros comentam assuntos que aconteceram na casa mais vigiada no Brasil e que possuem paralelo com o nosso “mundo externo”.

É o caso da polêmica criada após uma fala do médico Fred Nicácio a respeito de uma experiência sua com uma enfermeira, que levantou toda uma discussão sobre a área da saúde e a classe dos profissionais. Outro exemplo foi o relacionamento entre Gabriel e Bruna, que possuía contornos tóxicos e que gerou até mesmo um alerta oficial do apresentador Tadeu Schmidt.

A reverberação desses e de muitos outros temas a nível nacional é uma prova de que o reality tem muita relevância. E ali só está um pedacinho do Brasil. Essa questão de como as pessoas percebem e reagem aos eventos da casa é um dos grandes trunfos do programa.

Além disso, o reality se tornou tão expressivo que afeta não somente seus telespectadores mais assíduos. O BBB dominou completamente as redes sociais e atrai muita gente que não consegue ou não quer assistir ao programa todos os dias, mas que se atualiza acompanhando recortes e o debate nas plataformas.

A exposição gigantesca do BBB é o principal atrativo para os patrocinadores, que investem caminhões de dinheiro para expor as suas marcas pela casa ou em ações ao longo do programa.

Portanto, o Big Brother Brasil se consolidou como um produto extremamente vendável e que atinge, muitas vezes até indiretamente, milhões de pessoas. Para nós que lidamos com comunicação e com marketing, precisamos estar sempre ligados ao que o público está consumindo e debatendo para criarmos estratégias específicas para atingirmos nossos objetivos.


Rodrigo Bernardino, CEO do Grupo Mostra de Ideias

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page