top of page

Natal dos Sobreviventes


Ao vislumbrarmos o fim de mais um ano, nós comunicadores já temos em mente os tradicionais votos de felicidade, as imagens otimistas e até mesmo um certo apelo emotivo que podemos utilizar para transmitir todo o calor humano existente nessa época do ano. Porém em um ano tão difícil onde a pandemia do COVID-19 tirou inúmeras vidas e até hoje vem paralisando a rotina de inúmeras organizações como podemos investir em uma mensagem que vá além do óbvio e consiga impulsionar nossos colaboradores a um crescimento positivo, mesmo com relações e dinâmicas de trabalho se modificando?


“Ponha os seus soldados diante da morte certa onde não existe escapatória e eles não fugirão nem sentirão medo, não existe nada que não possam realizar.”


Esta é mais uma das frases de Sun-Tzu, escritor e guerreiro chinês, autor do emblemático livro “A Arte da Guerra”. Mais do que um chamado para a luta, a frase nos faz refletir sobre algo que talvez nem todos estejam se dando conta: esse ano mostramos que possuímos mais capacidade do que sequer podíamos imaginar, tudo porque uma situação caótica nos obrigou a isso.


Organizações despencaram em lucro, funcionários tiveram de se adaptar ao home-office, o confinamento em casa pode ter gerado grande estresse e desconforto emocional, porém se você leitor ainda está lendo este texto, vivo e consciente, saiba que você conseguiu se utilizar esse momento para superar seus próprios limites e se reinventar! Chego a me perguntar o que seria realmente impossível para nós como profissionais a partir agora?

Essa consciência não é apenas teórica, mas se torna real mesmo quando pensamos nas relações familiares ou de nossa rotina, tivemos que nos aproximar de pessoas que antes talvez fizessem parte de apenas um décimo de nossa rotina. Não arrancou pedaços passar um dia a mais em casa e aprender um novo modelo de trabalho, mesmo com todas as más notícias estamos mais perto do que nunca de uma solução para este problema.


Sua organização, comércio, ramo ou área de atuação não está saindo enfraquecido ou desmotivado desse momento, está saindo bem mais fortalecido e possuindo experiências notáveis a partir dessa situação assombrosa. Motive seus colaboradores a superar, a terem novas perspectivas de um futuro de situações que podem até ser difíceis, mas assim como esta pandemia vão se tornar motivação para utilizarmos toda a força existente dentro de nós.


Na tentativa de não ser piegas este comunicador acaba se perdendo em devaneios de fim de ano mais uma vez, porém agora desejando a todos meus votos de motivação e eficiência, somos todos capazes de existir e fazer a diferença mesmo em meio ao caos. Um feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos nós sobreviventes!

Natal dos Sobreviventes


Por: Vinícius Barsotti


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page