Tendências de um mundo pós “Sour” de Olívia Rodrigo


O cenário musical mundial ganhou um novo nome: Olivia Rodrigo. A jovem de apenas 18 anos já é considerada a grande artista revelação de 2021 e com apenas um álbum em sua discografia já quebrou vários recordes. Conquistando o sonho de todo aspirante a artista, com apenas uma semana de lançamento, seu single de estréia “Drivers License”, já tinha sido ouvido mais de 65 milhões de vezes. No mês de maio, Olivia trouxe ao mundo o álbum “Sour”, “azedo” em inglês, que segue o mesmo sentimentalismo do single já lançado.


Obviamente, o talento musical e de composição de Olivia são inegáveis, mas esse sucesso não seria possível sem a contribuição de uma bela equipe. O lançamento do álbum contou com várias ações de identidade visual ao marketing sensorial. Sendo observado pelos olhos da comunicação, é impossível não admirar as ações de divulgação da cantora, e de seu projeto e não ficar encantado. Por isso, levantamos as principais ações realizadas deste super case de sucesso e como ele está ditando as tendências atuais. Se liga!


O poder do Marketing Sensorial


Lava a jato com Meet and Greet

O marketing sensorial é baseado na provocação dos sentidos (visão, olfato, audição, paladar ou tato) do consumidor. Pensando nisso, a equipe da artista, em parceria com o Spotify e o Taco Bell realizaram um grande evento em comemoração ao lançamento de “Sour”. Em homenagem ao hit “Drivers License”, “Carteira de Motorista” em inglês, foi promovido um dia completo em que os principais ouvintes, de Olívia, no Spotify puderam levar seus carros no lava-jato Los Feliz Car Wash e ainda conhecer a cantora ao som do álbum “Sour”. Além da oportunidade única de encontrar a diva, os fãs foram presenteados com doces, fazendo referência à identidade do álbum, e com tacos da franquia citada - comida favorita da cantora.

Sour PROM

Seguindo a linha de grandes nomes da música, Olívia não hesitou e já nos proporcionou um álbum visual cheio de referências e mashups incríveis com suas músicas. Em comemoração a sua formatura e à tradição de bailes nos Estados Unidos, Olivia Rodrigo realizou o “Sour PROM” e a promoção do evento contou com três estágios:

1) Conversando diretamente com a realidade de seus ouvintes, Olívia simplesmente convidou alguns fãs pessoalmente para o “PROM”, “baile de formatura” em inglês, em referência ao concerto virtual que lançaria dias depois. Além da visitinha, a cantora também entregou um kit com toda a “merch” de “Sour”.

2) Um pouco antes de lançar seu álbum visual, Olivia realizou uma live em sua página no YouTube chamada “SOUR Prom Pre-Party oficial”, em parceria com a operadora T-Mobile. A cantora respondeu algumas perguntas de fãs e contou curiosidades sobre os bastidores de “SOUR Prom”.


3) Por fim, Olivia Rodrigo finalmente lançou o “Sour PROM” no Youtube, que já conta com mais de 10 milhões de views. Seguindo a linha de sua identidade visual vintage, a cantora performou todas as músicas de seu álbum, com direito a coreografia e novos arranjos.

Assista aqui.

O Marketing de Influência

Campanha

A atriz e cantora é considerada um ícone da Geração Z, sendo a artista mais ouvida e seguida dos últimos tempos. Por isso, ninguém menos do que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, convidou a jovem para participar da estratégia de vacinação contra a Covid-19 entre os jovens. Com direito a “reels” no perfil do Instagram da Casa Branca, Olívia fez história com sua visita. Na ocasião, a cantora, o presidente Biden e o imunologista, Dr. Anthony Fauci gravaram uma série de vídeos ressaltando a importância da vacinação de forma bem descontraída, em especial lendo tweets de fãs.


“Não importa se você é jovem e saudável. Receber a vacina é proteger a si mesmo, seus amigos e sua família. Vamos nos vacinar!” Disse Olívia, em seu “reels”


Era Vintage

Transcendendo a estética vintage de suas músicas, Olívia Rodrigo também é considerada um ícone fashion e na visita à Casa Branca suas roupas falaram por si. A mensagem sobre a importância da vacinação foi repassada através da peça Chanel de 1995 de Karl Lagerfeld que usou, a mesma evocou a “eterna primeira dama”, Jackie Kennedy que representava com elegância os valores de sua época, assim como Olívia hoje.

E agora?

Olívia Rodrigo é considerada um marco, não apenas para a retomada do pop/rock nas paradas de sucesso, mas também como a representação exata da Geração Z em tudo que lhe diz respeito. Sem se desprender dos clássicos e proporcionando um Marketing de Experiência em meio a uma pandemia, a jovem, enquanto marca, é um case completo de como superar-se em meio às crises sendo fiel à sua essência. Já cotada para grandes premiações, como o Grammy, Olívia conquistou notoriedade em um meio musical homogêneo, através da estratégia de utilizar as redes sociais apenas como um apoio e focar em experiências reais. É a Geração Z trazendo as novas características da comunicação.


- Por Gabriela Malta


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